Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Princípio da insignificância pode ser aplicado às infrações cometidas contra a administração pública

Afastamento da súmula 599 do STJ

Publicado por Augusto Macedo
há 6 anos

O Superior Tribunal de Justiça editou a súmula nº 599, na qual é disposto que "o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública.

O princípio da insignificância, basicamente, é aplicado naquelas situações consideradas como infrações, mas que, pela baixa relevância penal, não merecem ser criminalizadas; afastando, portanto, a característica criminosas dessa condutas.

Na presente data (31.08.2018), o STJ mitigou a aplicação daquela súmula, em caso em que uma pessoa teria passado o seu carro por cima de um cone de trânsito ao furar um bloqueio da Polícia Rodoviária Federal.

Constatou-se que o objeto avariado custava menos de vinte reais e o indivíduo possuía 83 anos, na data do fato, o que implicaria a aplicação do princípio da insignificância.

O ministro Nefi Cordeiro explicou que a orientação jurisprudencial para aplicação do princípio da insignificância pressupõe a concomitância de quatro vetores: a mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, o reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica provocada.

https://bit.ly/2C6MHKC

Augusto César Macedo Silva - Advogado (OAB/SP 390487)

  • Sobre o autorAdvogado criminalista
  • Publicações52
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-da-insignificancia-pode-ser-aplicado-as-infracoes-cometidas-contra-a-administracao-publica/620159184

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O Supremo Tribunal Federal e a aplicação do princípio da insignificância

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)