Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Em caso de falecimento de uma das partes em um processo judicial, qual a solução jurídica cabível para afastar tal obstáculo ao regular trâmite procedimental?

Morte do autor ou do réu em um processo judicial.

Publicado por Augusto Macedo
há 6 anos

Caso uma das partes de um processo judicial venha a óbito, é prevista a habilitação dos sucessores do falecido, para dar prosseguimento ao feito.

A habilitação poderá ser requerida pela parte em relação aos sucessores do falecido, ou pelos sucessores deste, em relação à parte.

Nesse tempo, o processo ficará suspenso, até final decisão judicial sobre a habilitação requerida (art. 687 e ss. do CPC).

"É importante ressaltar que esta substituição só é possível se o direito sobre o qual versa a ação judicial tiver natureza transmissível, como é o caso das ações de cunho patrimonial. No caso de processos criminais, por exemplo, quando um réu morre no curso de um processo criminal, a sua punibilidade é extinta e o processo é arquivado em relação a ele. A pena do falecido não pode ser transferida para seus herdeiros e sucessores. Caso a parte a falecer seja a vítima, o processo só será afetado caso a ação penal for de natureza privada. Nos demais casos, nos quais a ação penal é pública, o falecimento da vítima não altera o curso do processo porque ele é movido pelo Ministério Público."

Fonte: https://bit.ly/2Ly0YDi

  • Sobre o autorAdvogado criminalista
  • Publicações52
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2181
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-caso-de-falecimento-de-uma-das-partes-em-um-processo-judicial-qual-a-solucao-juridica-cabivel-para-afastar-tal-obstaculo-ao-regular-tramite-procedimental/603586853

Informações relacionadas

Vinicius Mendonça de Britto, Advogado
Modeloshá 5 anos

NCPC - falecimento da parte ex adversa - pedido de substituição do polo passivo pelo Exequente.

Rafael Mascarenhas, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Petição de comunicação do óbito do Autor com pedido de arquivamento do feito.

Arruda Nunes Advogados, Advogado
Modeloshá 4 anos

Habilitação de sucessores para substituição processual

Leandro Fialho, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Renúncia Abdicativa x Renúncia Translativa de Herança

Rodrigo Stangret, Advogado
Artigoshá 7 anos

Falecimento da parte: quando se habilita os herdeiros e quando o espólio?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)